fbpx

FRETE 100% GRÁTIS PARA REGIÃO SUL!

|

Não há produtos no carrinho.

Dúvidas? (41) 99534-8458

Som Automotivo Para Iniciantes: Quais São Os 3 Equipamentos Essenciais?

Montar um bom som automotivo é o sonho de muitos quando buscam aprimorar o carro.

Seja para escutar música, fazer festa com os amigos, ou escutar rádio para ficar bem informado.

Porém nem sempre é fácil saber qual equipamento de som você precisa quando está iniciando seu projeto.

São muitas opções para escolher e isso pode acabar te deixando sem saber por onde começar.

Nesse artigo vamos te ensinar quais são os componentes básicos de som automotivo para você saber como montar um som de qualidade no seu carro.

1. O Cérebro do Seu Som Automotivo: A Unidade Principal

A unidade principal é o que a maioria das pessoas conhece como tocador de rádio ou MP3.

Porém, ela também pode ser um tocador de CD, DVD, ou até mesmo uma central multimídia.

unidade-central-modelos

A maioria desses componentes inclui sintonizadores de rádio, mas o propósito geral de uma unidade principal é fornecer algum tipo de sinal de áudio.

A maioria das unidades principais atuais inclui CD player, rádio, música digital e até mesmo rádios por aplicativos.

Além de atuar como o cérebro do sistema de áudio, algumas unidades principais também incluem a funcionalidade de vídeo.

Essas unidades normalmente são capazes de reproduzir discos de DVD ou Blu-ray, MP4, e algumas também possuem telas de LCD embutidas.

monitor-lcd-carro

Do mesmo jeito que uma unidade central tradicional fornece sinais de áudio para alto-falantes, as unidades principais de vídeo muitas vezes podem ser conectadas a monitores externos.

Unidades principais modernas (como as centrais multimídia) também são integradas em sistemas de entretenimento às vezes.

Essas unidades principais normalmente têm grandes telas de LCD, e geralmente são capazes de exibir dados de navegação, temperaturas climáticas e diversas outras funções.

central-multimidia-ecosport

 

2. O Amplificador: Aumenta a Potência e Melhora a Qualidade do Seu Som

O amplificador é o segundo componente principal que todo som automotivo precisa.

anplificador-pioneer

Enquanto o propósito de uma unidade principal é fornecer um sinal de áudio, a finalidade de um amplificador é aumentar a potência desse sinal.

Sem um amplificador de potência, o sinal de áudio será muito fraco para mover fisicamente os alto-falantes e gerar um bom som.

Os sons automotivos mais simples têm apenas uma unidade principal e quatro alto-falantes, mas isso não significa que não haja amplificador.

Esses sons automotivos simples na verdade contêm um pequeno amplificador de potência dentro da unidade principal.

Como o espaço é muito valioso em muitos carros e caminhões, geralmente é necessário combinar a unidade principal e o amplificador em um único componente.

No entanto, instalar um novo amplificador nem sempre fornece um grande aumento na qualidade do som.

Se os alto falantes em um veículo foram projetados para usar com o amplificador que veio com a unidade principal de estoque, eles também precisarão de atenção.

3. Os Alto Falantes: O Toque Final dos Componentes Básicos

alto-falantes

A maioria dos sons automotivos tem pelo menos quatro alto falantes, mas existem várias configurações possíveis ​​diferentes.

Quando um alto falante recebe um sinal de áudio de um amplificador, a energia elétrica do sinal é convertida em energia mecânica que faz com que um cone se mova para frente e para trás.

Essa vibração desloca o ar, o que cria as ondas sonoras que ouvimos.

O som automotivo inicial geralmente usa alto-falantes full range.

Isso economiza espaço, mas um alto-falante full range geralmente não consegue transmitir a mesma qualidade de som do que um alto falante com woofer, tweeter ou um de médio porte.

Alguns falantes combinam um woofer e um tweeter num único alto falante coaxial.

A substituição de alto falantes full range por alto falantes específicos é uma das principais razões pelas quais as pessoas atualizam seus alto-falantes.

Conclusão

Para obter o melhor som possível do equipamento de som do seu carro, é essencial prestar atenção em cada um dos três componentes básicos.

Uma excelente unidade principal pode fornecer um som mediano sem um amplificador externo competente, e um amplificador potente é praticamente inútil quando está trabalhando com alto-falantes full range de fábrica.

Há várias maneiras diferentes de melhorar seu som automotivo, mas a melhor abordagem dependerá de fatores como orçamento, pontos fortes e fracos do equipamento existente e das metas gerais do seu projeto.

Substituir os alto-falantes de fábrica por unidades de maior qualidade geralmente é um bom começo, mas cada projeto é diferente.

Então agora que você conhece os equipamentos básicos, o primeiro passo é deixar um comentário falando como você deseja começar seu projeto de som automotivo, e se você já tiver um, como começou o seu!

Deixe um comentário